Parceiros

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Aula 30.04.08

POSSIBILIDADE DE REVISÃO DE ALIMENTOS – a ação que determina alimentos não faz coisa julgada.

Art. 1.699. Se, fixados os alimentos, sobrevier mudança na situação financeira de quem os supre, ou na de quem os recebe, poderá o interessado reclamar ao juiz, conforme as circunstâncias, exoneração, redução ou majoração do encargo.

TRANSMISSÃO DA OBRIGAÇÃO ALIMENTAR

Art. 1.700. A obrigação de prestar alimentos transmite-se aos herdeiros do devedor, na forma do art. 1.694.

*até as forças da herança transmitida

FORMA ALTERNATIVA: ART.1701

Art. 1.701. A pessoa obrigada a suprir alimentos poderá pensionar o alimentando, ou dar-lhe hospedagem e sustento, sem prejuízo do dever de prestar o necessário à sua educação, quando menor.

Parágrafo único. Compete ao juiz, se as circunstâncias o exigirem, fixar a forma do cumprimento da prestação. (mensal, bimestral, no máximo semestral)

Lei nº 8009/90 art. 3º Bem de família legal

Art. 1711 a 1722 do CC – bem de família institucional – deve provar que tem o dobro do valor do bem de família livre.

SEPARAÇÃO JUDICIAL LITIGIOSA E ALIMENTOS

Art. 1.702. Na separação judicial litigiosa, sendo um dos cônjuges inocente e desprovido de recursos, prestar-lhe-á o outro a pensão alimentícia que o juiz fixar, obedecidos os critérios estabelecidos no art. 1.694.

- O cônjuge inocente e desprovido de recursos tem direito à alimentos. Ou ainda se for acordado voluntariamente a prestação alimentícia.

CÔNJUGES SEPARADOS E SUA OBRIGAÇÃO DE ALIMENTAR OS FILHOS

Art. 1.703. Para a manutenção dos filhos, os cônjuges separados judicialmente contribuirão na proporção de seus recursos.

CÔNJUGES SEPARADOS E SUA OBRIGAÇÃO DE PAGAR ALIMENTOS AO OUTRO

Art. 1.704. Se um dos cônjuges separados judicialmente vier a necessitar de alimentos, será o outro obrigado a prestá-los mediante pensão a ser fixada pelo juiz, caso não tenha sido declarado culpado na ação de separação judicial.

-podem ser fixados alimentos complexos para o cônjuge inocente

-para o cônjuge culpado só podem ser fixado os simples – cumprindo-se o requisito do parágrafo único deste artigo

Parágrafo único. Se o cônjuge declarado culpado vier a necessitar de alimentos, e não tiver parentes em condições de prestá-los, nem aptidão para o trabalho, o outro cônjuge será obrigado a assegurá-los, fixando o juiz o valor indispensável à sobrevivência.

SEGREDO DE JUSTIÇA

Art. 1.705. Para obter alimentos, o filho havido fora do casamento pode acionar o genitor, sendo facultado ao juiz determinar, a pedido de qualquer das partes, que a ação se processe em segredo de justiça.

ALIMENTOS PROVISÓRIO

São fixados na ação de alimentos e somente nela. Para ajuizar essa ação é necessária a prova de vínculo jurídico de possibilite o pagamento de alimentos. Prova pré constituída.

ALIMENTOS PROVISIONAIS

Art. 1.706. Os alimentos provisionais serão fixados pelo juiz, nos termos da lei processual.

Podem ser deferidos em caso de investigação de paternidade

IRRENUNCIABILIDADE DO DIREITO À ALIMENTOS

Art. 1.707. Pode o credor não exercer, porém lhe é vedado renunciar o direito a alimentos, sendo o respectivo crédito insuscetível de cessão, compensação ou penhora.

FIM DO DEVER DE PRESTAR ALIMENTOS

Art. 1.708. Com o casamento, a união estável ou o concubinato do credor, cessa o dever de prestar alimentos.

Parágrafo único. Com relação ao credor cessa, também, o direito a alimentos, se tiver procedimento indigno em relação ao devedor.

NOVO CASAMENTO DO DEVEDOR

Art. 1.709. O novo casamento do cônjuge devedor (que paga alimentos) não extingue a obrigação constante da sentença de divórcio.

ATUALIZAÇÃO DO VALOR DA PENSÃO ALIMENTÍCIA

Art. 1.710. As prestações alimentícias, de qualquer natureza, serão atualizadas segundo índice oficial regularmente estabelecido.

Nenhum comentário: