Parceiros

sexta-feira, 18 de abril de 2008

QUESTÕES DE SÁBADO

QUESTÕES AULA EXTRA – SÁBADO

  1. Verônica era casada com Tício. Descobrindo a série de traições do marido, Verônica ajuizou ação de separação litigiosa e obteve a separação judicial. Seis meses depois, casou-se com Otávio no Regime de comunhão universal de bens. Pergunta-se: esse casamento é válido?

  1. Vantuilson foi abduzido por extraterrestres quando saiu para comprar cigarros. Perdita, sua esposa, procurou-o incansavelmente durante dois anos inteiros, até que se apaixonou pelo delegado encarregado do caso. Descobrindo a moça que você era estudante de Direito e que cursava a disciplina de Família, perguntou-lhe qual a forma mais rápida e eficaz de conseguir se casar com seu pretendente. Transcreva aqui a sua resposta (não esqueça de fundamentar!)

  1. Rosana viajou num cruzeiro marítimo no novo navio da empresa Titanic Turismo. Tragicamente, na primeira viagem do imponente navio, este bateu num iceberg e afundou. Mesmo depois de inúmeras buscas, Rosana não foi encontrada, muito menos seu corpo. Diante desses fatos, com fundamento no art. 7º do CC, Miguel conseguiu a declaração de morte presumida sem a decretação de ausência. Cinco anos depois, casou-se com Susana, melhor amiga de sua “falecida” mulher. Qual não foi a surpresa quando Rosana regressou. Esta afirmou que fora levada pela correnteza até uma ilha onde encontrou diversos sobreviventes de um acidente aéreo. Além dela, somente seis saíram. Pergunta-se quem é a legítima esposa de Miguel?

  1. Priamus descobriu que teve um filho com uma de suas namoradas. O rapaz era um grande empresário e muito rico e havia falecido há pouco tempo, não deixando descendentes. Interessado em participar da sucessão, Priamus quis reconhecer seu filho. Esse conhecimento é possível? Justifique.

  1. Murciano tinha uma amante e esta engravidou. Tal gravidez era de risco e a moça morreu durante o parto. O pai, desesperado, levou a criança para casa. Quando sua mulher perguntou de quem era o bebê, Murciano alegou que o encontrou na porta de casa. Mal sabia a mulher que ele havia registrado a criança com o nome dela. Evilarda (a esposa) preocupada com as conseqüências de estar em posse de filho alheio quis levar a criança à polícia e tomar as providências necessárias. Com medo de perder seu filho, Murciano confessou que se tratava de filho dele e da amante e que ele havia registrado a criança no nome da mulher. Furiosa, Evilarda disse que não aceitaria aquela situação. Indique o que a esposa poderia fazer para desconstituir esse registro.

Nenhum comentário: