Parceiros

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Dicas de concurso

Tem gente que acha que fazer concurso é se preparar para fazer prova. Não, não, a seleção começa muito antes.
A primeira fase é decidir se dedicar a vida a essa difícil e incompreendida missão. Já aqui muitos candidatos caem.
A segunda fase, uma que muita gente não dá atenção e lá na frente é prejudicado é a leitura e interpretação do edital do concurso. Um documento que é conhecido como lei do concurso não pode ser alvo de leitura dinâmica. É preciso destacar as informações importantes, entre elas:
-os requisitos de investidura – afinal de que adianta estudar tanto, passar, ser nomeado e não poder assumir?
-documentos necessários – organizados e conferidos à exaustão, principalmente quanto à necessidade de autenticação, apresentação presencial, envio pelo correio, etc;
-banca realizadora do concurso – isso influencia até a forma de abordagem dos estudos
-número de vagas;
-prazo de inscrição e pagamento;
-quantidade de fases, local e data(s) de realização da(s) prova(s);
-número e tipo de questões;
-critério de correção;
-conteúdo programático
-prazo para recurso às questões;
Acho que não esqueci nada.
A terceira fase é a organização do método de estudos e sua adequação ao tempo que se tem disponível. Seja meia hora ou 10 horas por dia, você tem que se organizar para otimizar seu tempo e tirar o maior proveito de seu esforço.
Por falar em tempo, realize simulados das provas que vai realizar, procurando reproduzir com precisão as condições de realização do certame. Tenha atenção para o tempo de entrega do material, resolução das questões, confecção da redação ou questões discursivas e marcação do gabarito;
Agora estamos chegando perto da realização da prova. Se for fazer prova fora de seu município, alguns fatos devem ser levados em consideração:
-chegue com antecedência na cidade – nada melhor do que conhecer bem o terreno onde será sua próxima batalha; sempre que possível chego pelo menos um dia antes, visito o local de prova, confiro o tempo de percurso, o melhor meio de acesso, lugares para comer, etc. Sem falar que chegar muito em cima da hora, além de aumentar o risco de imprevistos que podem atrasá-lo, há também o cansaço da viagem que, muitas vezes, acaba sendo maximizado pela tensão da prova;
-invista em um bom hotel – um bom hotel é aquele que oferece o mínimo de conforto a fim de proporcionar uma boa noite de sono, além de boa localização e, se possível, proximidade do local da prova ou pelo menos facilidade de acesso e/ou transporte.
-preparação da véspera de prova:
a) alimentação – nada de exagerar nas refeições ou comer coisas exóticas. Evite uma dor de barriga!
b)material e documentos – prepare tudo que vai levar e confira com antecedência. Teste as canetas (ah, aproveite e verifique as normas a respeito da caneta, alguns concursos exigem canetas que atendam a características específicas). Nunca, mas nunca mesmo esqueça de levar seu documento de identidade e cartão informativo/comprovante de inscrição como as informações de local e horário de abertura e fechamento dos portões;
c) faça uma pequena revisão – os efeitos dessa revisão são mais psicológicos do que didáticos. Reveja alguns pontos que considera importante, ou ainda, verifique aqueles que tem dificuldade de lembrar, mas não se desespere se não estiver lembrando de tudo;
d) durma cedo – por mais difícil, procure dormir cedo, relaxar e ter um bom descanso para que sua mente esteja com todo seu potencial a postos;
e) não perca a hora – coloque despertador, peça para alguém acordar você! De preferência, acorde cedo ou comece a se preparar cedo, para poder fazer tudo com calma e não esquecer nada. Chegue com uma hora de antecedência da abertura dos portões no local de prova. Não corra riscos. Quando baterem o portão na sua cara não vai ter justificativa que convença os fiscais a lhe deixarem entrar.
-escolha um local estratégico na sala, se possível – na minha opinão, um bom lugar é aquele que detém conforto térmico (nem muito quente e nem muito frio), espaçoso, com a menor proximidade possível dos outros candidatos, que não fique na passagem ou próximo a janelas, para evitar distrações;
-leia a prova – mais uma vez, nada de leitura dinâmica, é preciso atenção! Eu costumo fazer uma leitura inicial e classificar as questões entre fáceis, em dúvida, difíceis e chutáveis. As fáceis, eu já resolvo; nas demais, procuro eliminar os itens que, com absoluta certeza, não poderão ser a resposta correta. Quando falo em eliminar, eu risco mesmo, bastante, para nem ler de novo. As questões chutáveis são aquelas em que você sequer consegue eliminar alternativas. Nessa hora vale uni-duni-tê, verificações estatísticas de quantidade de resposta por letra, padrões na marcação do gabarito, mas nada de deixar questões em branco.
A abordagem no caso de provas que tem o sistema em que questões certas valem ponto, questões errada tiram ponto e questões em branco não interferem em nada, é importante repensar o chute. Afinal, pode-se perder o que já foi conquistado se chutarmos errado. Aqui sim é preciso ter muito sangue frio e estratégia para ponderar bem os riscos de responder uma questão ou deixá-la em branco.
-atenção à marcação do gabarito – na época que estava estudando para o vestibular, um amigo meu não foi aprovado, porque, na marcação do gabarito, ele pulou um item e marcou as questões de forma incorreta, se isso não tivesse acontecido, ele teria passado com uma boa colocação. Confira a questão e a respostas antes de começar a marcar. Faça a marcação conforme determinado no cartão resposta. Proceda com calma e com capricho.
-tempo de prova – isso é muito relativo, terminar a prova mais cedo ou mais tarde não diz nada de como vai ser seu desempenho. Aconselho, no entanto, não desistir das questões difíceis enquanto houver tempo de prova. Transcreva/marque todas as questões de que já tem segurança e pense naquelas difíceis até o último momento. É melhor se esforçar um pouco mais na sala, do que colocar o pé fora e lembrar daquela resposta;
-conferência do gabarito – eu particularmente só corrijo pelo gabarito oficial e tenho verdadeiro HORROR a comentar provas. Não gosto de sofrer sem necessidade. Caso discorde de alguma resposta recorra. Pode ser a diferença entre a reprovação ou aprovação. Atenção especial para as questões erradas, revise os conceitos, só erre uma vez!
Ufa! A parte mais difícil passou! Que nada, agora vem a expectativa! A listagem final da classificação dos candidatos. Se seu nome não estiver lá, não esmoreça! É difícil assim mesmo, você não pode desistir.
Saiu a nomeação! Ai é hora de pegar os documentos, exames e se apresentar perante o órgão nomeador. É um grande orgulho e uma conquista inigualável, por isso não esqueça de nada! Use roupas adequadas, chame as pessoas importantes na sua vida para compartilhar esse momento inesquecível na sua vida!
Agora acabou né?
Nada disso, é agora que começa! Como servidor público, você exerce uma função de responsabilidade e respeito. Trabalhe, se esforce! Ofereça ao usuário do serviço público o seu melhor! Faça por merecer o seu cargo. Lembre que o usuário é a razão de seu emprego!

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Cursos ILB - Senado

Está querendo fazer cursos on line com certificado e ainda mais de graça? Sonho? Não, realidade!
Dê uma olhada nas boas opções que o Instituto Legislativo Brasileiro oferece para você:
 http://www12.senado.gov.br/senado/ilb


Para sentir o gostinho, segue o material escrito do Curso de Introdução ao Direito Constitucional. E não tem moleza não, hein, tem avaliação no final!



Observação: Esse material é de autoria do ILB e dos profissionais elencados nos créditos no final da apostila, trata-se de material gratuito, compartilhe por ai!