Parceiros

terça-feira, 21 de abril de 2015

Começar/voltar a estudar

Caríssimos,
Hoje eu sou analista judiciária e muitos já dizem que estou com a vida ganha, mas ainda falta uma conquista para alcançar: a Magistratura.
Então, não me resta outra alternativa senão voltar a estudar. Se todos nós sabemos que vida de concurseiro não é fácil, quando se fala em Magistratura, a dificuldade aumenta exponencialmente.
Depois de tanto tempo parado é complicado voltar. É como começar do zero.
A vantagem é que já sou calejada em encarar reprovações, aprovações sem nomeação, algo que desestabiliza muito nossas emoções e pode colocar todo o esforço a perder.
Não é demais repetir que concurso é até passar  e normalmente demora  e muito.
Outra vantagem é que já uma fonte de renda fixa que me proporciona tranquilidade financeira e faz com que minha aprovação não seja tão urgente.
Mas eu já comecei do zero uma vez e sofri muito até chegar aqui, então caro concurseiro, não desanime! Vamos juntos em busca dos nossos objetivos.

Disciplina já! A disciplina é uma grande aliada do retorno aos estudos. Dedicar um tempo, ainda que pouco, um local e reunir material para estudar é o primeiro passo para começar ou retornar a uma boa rotina de estudos. O tempo pode ser pouco e normalmente o é quando você tem outra atividade paralela aos estudos, então temos que otimizá-lo. Comece aos poucos, com um conteúdo que você gosta ou tem facilidade. Transforme os estudos em parte de seu dia e procure avançar gradualmente, tópico por tópico, página por página, capítulo por capítulo.

Programa de estudos. É uma guia, um planejamento do que você pretende estudar. Pode ser o edital, mas recomendo que escolha alguns tópicos para uma semana de cada vez, assim você não perde tempo escolhendo (e enrolando) o que vai estudar naquele dia.

Compreensão dos familiares - acredite, isso é o mais difícil. O fato de você está em casa estudando não quer dizer que você está disponível para fazer qualquer outra coisa, mas a maioria das famílias não entende isso. É importante que durante seu tempo dedicado aos estudos, você não seja interrompido, demandado para fazer outras atividades e para isso é preciso conversar com sua família e envolvê-la no seu objetivo de obter a aprovação.

Perseverança - cada prova é um degrau que o deixa mais próximo da aprovação. Depois, uma vez aprovado, acompanhe seu concurso e as nomeações. Eu acho mais duro esperar pela nomeação. Porque tudo que você estava a seu alcance para fazer já foi feito, você se esforçou, estudou e se garantiu, agora é esperar a Administração convocá-lo.

Bons estudos!