Parceiros

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Por onde andei...

Caros amigos e leitores fiéis,

Sei que tenho negligenciado  nosso querido blog por muito tempo, mas prometo voltar a publicar algumas coisinhas úteis por aqui.
Quero contar para vocês o que aconteceu nesse meio tempo.
Para aqueles que não sabem, hoje sou servidora do TRT7 lotada no interior, depois um breve e inesquecível período no TRE-CE.
A primeira pergunta quando se fala em TRE é: É verdade que servidor do TRE só trabalha de 2 em 2 anos?
Bom, na minha passagem meteórica pelo TRE não cheguei a viver esse período de em ninguém faz nada e fica de papo para o ar no cartório, mas é uma rotina bem tranquila, fora da época das eleições.
Eu cai de paraquedas às vésperas de uma eleição municipal. Eu, que sequer tinha sido mesária alguma vez na vida, me vi diante de um dos maiores desafios: fazer uma eleição!
Depois da correria da eleição, foi a correria da prestação de contas, então, não aproveitei a calmaria.
No TRT7, a carga de trabalho é bem maior, o que fez a temporada no TRE verdadeiras férias. Mas é um trabalho altamente gratificante.
Comecei no protocolo e no atendimento ao público. Nossa secretaria ainda não adota o PJE, mas já conta com processos com peças digitalizadas. Depois do protocolo, segui para a secretaria onde trabalhei com expedientes administrativos, como notificações, ofícios, mandados etc.
Foi então que surgiu a oportunidade com eu tanto sonhava: a sala de audiência!
E então hoje sou Secretária de Audiência! Estou onde a magia acontece! E tenho a oportunidade de aprender como os melhores como ser uma boa magistrada!
Na audiência, as coisas são bem dinâmicas, não há espaço para hesitação. É preciso está com as respostas na ponta da língua, sob pena de perder a oportunidade processual, o que pode ocasionar inclusive prejuízo para as partes.
É uma ótima chance para aprender na prática a teoria processual do trabalho, a possibilidade de aplicação subsidiária do processo civil, entre outras coisas.
Assistir audiências na área jurídica é, na minha opinão, extremamente importante, pois possibilita ao operador do Direito uma familiaridade com um ambiente que, em breve, irá enfrentar e onde, como já mencionei acima, não há espaço para hesitação e erros.
Deixando os aspectos jurídicos de lado, a audiência é uma oportunidade também de conhecer personagens extremamente pitorescas e engraçadas, bem como seres arrogantes e intransigentes.
A cada dia de trabalho, por mais duro que seja, acredito que escolhi a carreira certa, e hoje posso dizer que amo meu trabalho e que todo esforço para chegar até aqui foi válido.
Àqueles que ainda estão na batalha dos concursos, força e garra. Em breve, quero ver a história de vocês aqui!

Forte abraço!

Karol Vale