Parceiros

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Notícia sobre o concurso de cartórios

Pessoal,
Parece que em breve, sai do forno, o edital para os cartórios aqui no Ceará. As oportunidades estão ai, vamos estudar! Confira a notícia.

A Comissão Examinadora do concurso para provimento de delegações de Notas e de Registro dos cartórios cearenses se reuniu, nesta segunda-feira (25/10), para definir a formatação do edital do referido certame. O documento deverá ser lançado em breve. Serão ofertadas 464 vagas para ingresso e remoção nas serventias extrajudiciais de todo o Estado.

A desembargadora Sérgia Maria Mendonça Miranda, presidente da Comissão, afirmou que as vagas têm duas origens. O total de 267 serventias foram declaradas vagas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e 197 foram criadas, mas não foram instaladas por falta de candidatos interessados em trabalhar nos cartórios de comarcas vinculadas, em municípios pequenos.

O Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (Ieses), de Santa Catarina, será responsável por assessorar a organização e a realização do concurso. As provas serão aplicadas somente em Fortaleza, conforme a Resolução nº 81 do CNJ. Ainda segundo a resolução, podem participar da seleção bacharéis em Direito ou aqueles que comprovem, no mínimo, dez anos no exercício de funções em serventias extrajudiciais.

A atividade é um serviço público delegado do Poder Judiciário a particulares, como os serviços de telefonia e iluminação. Não existe valor mínimo de salários ou subsídios para os cartorários. Quem assume a atividade fica responsável pelo risco do serviço, bem como pelos encargos. O concurso expira com as lotações dos aprovados, já que não há cadastro de reserva em virtude de não se tratar de cargo público ou função pública.

COMISSÃO EXAMINADORA

Também integram a Comissão Examinadora, definida em 29 de julho último, os juízes José Krentel Ferreira Filho, Jacinta Inamar Franco Mota e Hortênsio Augusto Pires Nogueira, a promotora de Justiça Maria do Socorro Costa Brilhante, o advogado Paolo Giorgio Quezado Gurgel e Silva, o oficial de Registro José Anderson Cisne e o oficial de Notas José Evandro Melo Júnior.

Fonte


terça-feira, 26 de outubro de 2010

TRT 8º

Vara do Trabalho em Marabá

Estou de volta da viagem, que, até agora, foi a mais difícil de todas. Prestei a prova em Marabá, que fica a quase 700 km de Belém. Nas palavras do dono do JP Hotel (onde fiquei hospedada), Sr. José Pedro, é uma cidade com grande potencial de desenvolvimento, mas onde está tudo por fazer.
Não foi dizer se a prova foi fácil ou difícil, isso só vou saber, com certeza, quando conferir o gabarito que só será disponibilizado dia 10 de novembro.
A prova de português contou com mais de 5 textos (25 questões), que, na minha opinão, apesar de curtos, tornaram essa parte da prova trabalhosa. 5 questões de raciocínio lógico.
Na prova de direito, a distribuição de questões foi razoavelmente equilibrada. Foram cobradas 5 questões sobre o regimento interno. Os prazos foram objeto de diversos itens e diversas matérias diferentes.
Próxima parada: TRT 22ª

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Odisséia Concursal



Caros amigos concurseiros,

Como vocês bem sabem, saíram os editais dos concursos para os TRTs do Pará/Amapá, Piauí, Rio Grande do Norte e Santa Catarina. Algo me diz que estou verdadeiramente obsessiva pelo cargo de analista do TRT, não importa o lugar, por isso, vou fazer os 4 e dar início a uma verdadeira odisséia pelo Brasil para realizar meu sonho: ser aprovada e nomeada em um concurso público.

Diante do tamanho dessa tarefa, tenho que me focar totalmente nos estudos, assim, as postagens certamente ficarão mais escassas, mas vou procurar dar notícias das minhas aventuras e continuar postando periodicamente.

Vocês já devem ter percebido que, de uns tempos para cá, o blog passou a ter anúncios. Sei que é chato, mas é uma das formas que encontrei para juntar recursos financeiros. Consegui uma parceria com a Submarino e as compras feitas pelos banner deste site revertem uma pequena comissão, sem que haja qualquer custo adicional para o consumidor. Agora, entretanto, eu irei mais além: vou disponibilizar um botão de doações na lateral direita do site, e aqueles que puderem e quiserem me patrocinar, podem fazê-lo e terão meu eterno agradecimento e reconhecimento. Aqueles que não podem doar, mantenham a torcida, assim como eu mantenho a minha por todos aqueles que escolheram esse difícil caminho.

Somos concorrentes, mas, no fundo, somos todos parceiros, escravos dos livros e das aulas, sofremos todos as mesmas dores, as mesmas dúvidas, e, sem dúvida, com nosso esforço, atingiremos nossos objetivos.

Coragem, amigos, e obrigada por ouvirem esse desabafo.