Parceiros

quarta-feira, 21 de julho de 2010

RACIOCÍNIO LÓGICO - PROPOSIÇÃO E TABELA VERDADE


Pessoal, achei alguns vídeos sobre raciocínio lógico. Vale a pena conferir, principalmente para a prova do TRT 9, que está se aproximando e pede essa disciplina. As aulas são ministradas pelo Prof. Edir Reis Bessa. Bons estudos!

PRIMEIRA PARTE



SEGUNDA PARTE




TERCEIRA PARTE



QUARTA PARTE



QUINTA PARTE



SEXTA PARTE




SUGESTÃO BIBLIOGRÁFICA


Submarino.com.br

terça-feira, 20 de julho de 2010

IMPEDIMENTO X SUSPEIÇÃO



IMPEDIMENTO X SUSPEIÇÃO


Sugestão bibliográfica


Submarino.com.br

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Virtualização da Justiça Estadual do Ceará

Faz pouco mais de uma semana que fiz meu cadastro no sistema PROJUDI para enviar petição pela internet e movimentar processos on line. Para fazer o cadastro é rápido e fácil. Mas para utilizar o programa... é reza braba.
Sou apoiadora da virtualização do sistema processual, primeiro porque torna a Justiça, que é uma grande devoradora de papel, em uma entidade muito mais sustentável e econômica. Segundo possibilita um melhor ambiente de trabalho para os servidores, que não vão mais precisar manusear processos empoeirados, cheios de ácaros e bactérias. Evitar-se-á o deslocamento desnecessário ao fórum (às vezes, para deixar uma mísera folha de papel ou simplesmente apor um 'ciente' em um processo).
Apesar de todas as vantagens acima e da minha familariedade com computadores e internet, eu apanhei bastante do PROJUDI. Primeiro porque, para que ele funcione, você precisa ter configurações quase pré-históricas: Mozilla Firefox até a versão 2, Internet Explorer até a versão 7 e plataforma java até a 5. A interface não é nada intuitiva e o que me revolta mais: não tem botão "Voltar", assim, se você lembrou que tinha que acrescentar algo na etapa dois, você ter que começar tudo de novo, e vai ter que mandar os 20 arquivos um por um outra vez.
Agora me aparece o SAJ - Sistema de automação da Justiça. Veja o vídeo abaixo:



Coisa de primeiro mundo, não é? Fiquei impressionada e ansiosíssima para que isso se torne realidade. Nada de ter que carregar trocentos processos e se perder no labirint... quero dizer... Fórum Clóvis Beviláqua. Nada de perder prazos, nada de engarrafamento, nada de poeira, nada de papel ou falta dele, nada de falta de tinta na impressora no meio da petição de liminar no último dia do prazo. Mas para que tudo isso transforme-se em cotidiano, é preciso que o programa seja acessível, afinal, a internet passou a fazer da realidade de muitas pessoas a pouquíssimo tempo, e ainda há aqueles simplesmente privados dela. Só a existência dos totens não é suficiente, é preciso pessoal para treinar e/ou auxiliar a coletividade a também se tornar beneficiária e não vítima da informatização da Justiça.
Vamos aguardar o futuro da Justiça no Ceará.