Parceiros

sábado, 19 de janeiro de 2008

Como utilizar esse blog

Amigos,
As postagens no nosso blog estarão organizadas por data e por marcadores. Na coluna Marcadores vocês encontrarão os posts por assunto, assim, se vocês quiserem acessar apenas as notas de aula, por exemplo, procurem entre os marcadores aquele que contém esse assunto. Já na coluna "Arquivo", os posts estão separados por mês e ano.
Agora vamos falar sobre os outros recursos que vocês encontrarão no nosso blog:
Na coluna "Atualize-se, vocês encontrarão notícias pertinentes à nossa disciplina. Escolha o assunto entre os listados e serão exibidos várias notícias sobre o tópico desejado.
** Se você não encontrou o que queria, comente no blog e faça a sugestão do assunto. Ficarei feliz em adicioná-lo!
Na coluna "Sites Interessantes", listamos alguns sites que podem ser muito úteis, seja para seus estudos, seja para sua vida.
** Indique seu blog ou web site no nosso blog, assim os nossos colegas poderão prestigiar o seu trabalho!
A participação de vocês é muito importante. Comentem os posts, reclamem, dêem sugestões! Lembrem-se tudo isso só existe em razão de vocês!

Um grande abraço!

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Novas descobertas sobre as células-tronco

Cientistas criam células-tronco sem destruir embrião

10/01/2008 13:44 - extraída do site Acesso em 18 jan 2008

Isso foi possível a partir da extração de apenas uma célula do embrião seguindo um procedimento utilizado nas clínicas de fertilização in vitro

Em um avanço que poderia pôr fim ao debate ético sobre o uso de embriões humanos na pesquisa médica, cientistas desenvolveram uma maneira de criar células-tronco embrionárias humanas sem causar danos ao embrião.

Isso foi possível a partir da extração de apenas uma célula do embrião seguindo o procedimento utilizado nas clínicas de fertilização in vitro para a realização de testes de detecção de falhas genéticas.

Uma vez extraída a célula, inseriram uma simples molécula, denominada laminina, de maneira que esta preservasse a pluripotência* que caracteriza as células-tronco embrionárias.

O desenvolvimento do embrião não foi afetado pelo procedimento e pôde se desenvolver normalmente, segundo o estudo divulgado pela revista americana Cell Stem Cell.

A nova técnica promete, assim, acelerar as possíveis aplicações clínicas de terapias com células-tronco para uma ampla variedade de doenças.

Estas células pluripotentes têm a capacidade de se converter em qualquer tecido do organismo e oferecem, por isso, a esperança de cura para várias doenças atualmente incuráveis, além da possibilidade de reparar órgãos destruídos por um câncer ou um acidente.

Este novo procedimento pode dar fim ao debate sobre a questão moral da utilização de embriões humanos para a pesquisa médica. A polêmica gerada em torno destas pesquisas reside no fato de que, com as técnicas atuais, os embriões são destruídos no processo de extração de células-tronco.


Células-Tronco produzidas através de células de pele humana

Duas equipes de cientistas superaram recentemente este problema ao conseguirem transformar células de pele humanas em células-tronco.

As
células de pele devem se tornar na fonte mais comum de células-tronco, afirmou o pesquisador australiano Alan Trounson, que lidera o maior projeto mundial de pesquisa de células-tronco, no Instituto de Medicina Regenerativa da Califórnia.

As células da pele, contudo, ainda não estão prontas para um uso clínico porque o processo de transformação introduz alterações genéticas e vírus potencialmente mortíferos.

Isso significa que as células-tronco embrionárias, que não possuem o mesmo risco de mutação, são atualmente a única opção para aplicações terapêuticas, afirmou Trounson.

"Também vai haver muita gente interessada nas células-tronco embrionárias porque são de qualidade de ouro", disse à AFP, explicando que as células-tronco derivadas da pele ainda não foram completamente estudadas.

O cientista pioneiro em células-tronco, Robert Lanza, conta que a nova técnica que ajudou a desenvolver para preservar o embrião, incentivará as autoridades americanas a liberarem fundos para investigar novas linhas de células-tronco embrionárias.

O presidente americano George W. Bush proibiu em 2001, em nome da proteção da vida desde a concepção, o uso de verbas federais em pesquisas com novas séries de células-tronco embrionárias humanas.

Em outros países a pesquisa com células-tronco foi proibida por preocupações éticas.

"Nos próximos meses, poderíamos fazer tantas células destas quanto quiséssemos", disse Lanza, pesquisador da Advanced Cell Technology.

"Elas são utilizáveis (as células-tronco derivadas da pele). Não estão geneticamente modificadas. Estão aqui", destacou.

Um dos principais opositores à pesquisa com células-tronco, no entanto, estimou que o método de Lanza - "apesar de moralmente plausível" - "ainda não traz uma solução ética".

"Qualquer procedimento que ponha em risco a saúde e a vida de um embrião humano para propósitos que não beneficiem diretamente ao embrião é moralmente inaceitável", opinou o pastor Tadeusz Pacholczyk, diretor da educação do National Catholic Bioethics Center.

AFP

*Pluripotência (biologia celular)

Pluripotência consiste na capacidade que têm as células-troco de se diferenciar (se transformar) em qualquer tecido corporal. Isso ocorre por que elas podem se tornar qualquer uma das camadas germinativas (endoderma, mesoderma e ectodema). Entretando, essas células não podem sozinhas se desenvolver em um ser adulto porque elas não podem têm capacidade de gerar tecido extra-embrionário, como a placenta.

Adaptado da Wikipédia. Confira o texto integral em Acesso em 18 jan 2008


quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Bem-vindos!

Caríssimos colegas,
Bem-vindos à Disciplina de Direito Civil V (Família e Sucessões). Meu nome é Ana Karoline (KaroL) e sou a monitora de vocês. Estou aqui para ajudar vocês de todas as formas possíveis.
A nossa disciplina é muito extensa e este blog é uma ferramenta para continuarmos nossos estudos fora da sala de aula.
Disponibilizarei neste blog todo o material didático, além de notícias, informações. Este também será um espaço para discussões e troca de idéias.
O nosso e-mail é direitocivil_v@yahoo.com.br, usem-no bastante!
Teremos um grupo de estudos um vez por mês, darei mais detalhes em breve!
Um grande abraço!